sexta-feira, 24 de julho de 2009

RESUMO DA AULA – DIA 24.07.2009

A partir do momento que Vargas assume o poder e a presidência do Brasil, veremos um rompimento com a política da republica velha dando inicio a “Era Vargas”.

AINDA NA REPÚBLICA VELHA.
A república velha foi marcada pela dominação que as oligarquias exerciam no país, revezando os presidentes, para que eles pudessem satisfazer os seus interesses.
O ultimo presidente da republica velha foi Washington Luís (1926-1930), o seu governo foi marcado pela Crise de 29.
Essa crise afetou o mundo inteiro, principalmente a Europa e os Estados Unidos que, por triste coincidência, faziam parte do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Porque isso é um problema? A resposta é simples, com a republica velha, se o Brasil não conseguisse vender seu café para o mercado externo, com o dinheiro que emprestava do FMI, pagava os subsídios aos produtores, mas com a crise, o Brasil não conseguia vender o café, nem tampouco conseguiria empréstimos do FMI.
O mandato de Washington Luís estava chegando ao fim, com isso viriam as eleições, como Washington era paulista, o próximo candidato a presidência da república teria de ser um mineiro, mas os paulistas não queriam um mineiro no poder, pois sabiam que um mineiro iria defender apenas a produção de leite, e não iria dar tanta importância a produção de café.
Portanto, Washington Luís indica Julio Prestes como candidato a presidência, com isso os mineiros se revoltam, sob a liderança de Antônio Carlos de Andrada, e se unem as oligarquias do Rio Grande do Sul (produtores de Charque) e a Paraíba (produtores de Algodão).
Junto a essas oligarquias estavam também os Tenentistas (militares) e a Classe Média urbana, que juntos fundaram a ‘Aliança Liberal’ e indicaram o nome de Getúlio Vargas às eleições.
Então as eleições seriam disputadas por Julio Prestes (PRP) e Getúlio Vargas (AL).

Propostas dos partidos:
PRP: Defesa da Economia cafeeira.
AL: defesa da agricultura em geral; direitos trabalhistas; anistia aos tenentes exilados; voto secreto/ feminino.
Mesmo com todas as propostas de Getúlio, o vencedor foi Julio Prestes, que ganhou graças a fraudes, voto de cabresto e ‘’urnas engravidadas’’, cometidas pela comissão verificadora.
Mas tudo isso teve conseqüências, apesar de Getulio Vargas ter aceitado a derrota, dois dos integrantes da AL, Juarez Távora e Oswaldo Aranha, não aceitaram a derrota e começaram a procurar maneiras de tirar Julio Prestes do poder.


Causas da Revolta da AL.
1- Manifesto de Prestes: Luiz Carlos Prestes, que apesar do sobrenome em comum não tinha nenhum parentesco com Julio Prestes, era comunista e acreditava que o povo deveria fazer uma revolução para que eles chegassem ao poder. Isso deixou a Aliança Liberal enfurecida, pois assim como o PRP, ela defendia as oligarquias.
2- “Degola”: foi quando a comissão verificadora não reconheceu a vitória dos deputados que faziam parte da AL.
3- Assassinato de João Pessoa: João Pessoa era candidato a vice-presidência do Brasil juntamente com Getúlio Vargas. Ele acordou em uma bela manhã de sol, e foi até a padaria, quando ele estava retornando a sua humilde residência, ocorreu uma tentativa de assalto e o ‘inteligentíssimo’ reagiu, portanto, foi morto. Mas isso só foi descoberto depois de muito tempo. Na época a AL usa a morte de João Pessoa como um assassinato político para deixar o povo revoltado, esse foi o estopim da revolta. Juarez e Oswaldo ficaram revoltados e saíram de suas terras juntos com tropas para chegar ao Rio de Janeiro e tomar o poder de Washington Luís.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Afinal, o que é história?


História é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é στορίαι. Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente).

Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e as sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita pertencem à Proto-História.

Fonte: Wikipédia.