sábado, 30 de abril de 2011

Aulas dos dias 27 e 29 de Abril.


Imperialismos.

O imperialismo é uma forma de domínio de nações mais fortes sobre regiões mais frágeis. Ele é uma consolidação do modelo imperial pós revolução industrial que aconteceu no século XIX. Os países desenvolvidos queriam novas colônias pra aumentar o mercado consumidor e assim gerar mais lucro e isso fortaleceu o capitalismo. Esse fortalecimento do capitalismo e essa necessidade de ampliação do mercado consumidor geraram a chamada Corrida Imperialista entre os países mais desenvolvidos economicamente. Essa competição resultou no choque entre as potências imperialistas que dominavam 80% dos territórios de todo o mundo. O Imperialismo pode ser também chamado de Neocolonialismo por estabelecer uma relação colonial diferente da estabelecida durante os séculos XVI E XVIII principalmente impostas pro Portugal e Espanha. Esse novo colonialismo era voltado para as regiões da Ásia e da África.

Partilha da África.

A conferência de Berlim (líderes dos países colonizadores definiram algumas “regras” para regulamentar a ocupação das terras africanas e evitar o choque entre as potências) tornou oficial o processo de colonização da África.

A colonização africana foi baseada principalmente em 3 princípios: Ganância, Ignorância e o Racismo (Apartheid).

Os Europeus tratavam os negros como sub-raça, e colocavam os africanos como inferiores à eles. Os Europeus teriam a “obrigação” de levar conhecimento e progresso para o bem do continente africano.

Alguns países como Namíbia, Zimbábue, Congo, Etiópia... sofrem as conseqüências da colonização até hoje, principalmente a falta de estrutura política, pois daquela época pra frente a suas únicas preocupações eram sobreviver.

Imperialismo na Ásia.

A colonização da Ásia foi um processo mais traumático que o da África, pois alguns países resistiam a invasões e se rebelavam contra as potências colonizadoras. Um exemplo é a China que se rebelou contra o Japão que tentava colonizá-la pela segunda vez.

A china foi o país que atraiu o interesse de diversas potências imperialistas devido ao artesanato de luxo (porcelana) e produtos como seda e chá, mas foi o ópio o produto responsável pela ação mais prejudicial do imperialismo estrangeiro na China, devido ao domínio imposto pelos britânicos.

Os ingleses produziam o ópio (extraído da papoula, importante para a indústria médica mas utilizado ilegalmente como entorpecente pela população) em solo indiano e depois que descobriram o potencial que o mercado chinês teria para absorver sua produção, passaram a estimular sua vende entre os chineses. Aí surgiu a Guerra do Ópio, a China percebeu o aumento do consumo de ópio pela população e percebeu também o mal que o ópio causava, portanto proibiu a venda da droga e passou a combater o contrabando promovido pelos ingleses. Mas apesar disso o ópio vindo da Índia continuou a ser vendido na china, e esse choque entre as leis dos dois países gerou a guerra. Como os ingleses tinham um potencial bélico bem maior que o da China, eles derrotaram os chineses e ao fim dessa guerra surgiu o Tratado de Nanquim que foi quando o governo chinês cedeu a posse da ilha de Hong Kong aos ingleses e ainda pagaram uma indenização de 21 milhões de dólares ao governo inglês.

Elidiane Andressa Rodrigues – nº 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário