terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ideologias do Século XIX

-> Ideologias do Século XIX

Um dos impactos da Revolução Industrial na sociedade foi que a classe dominante começou a oprimir a classe operária por meio da exploração do trabalho.

A teoria Marxista se baseia se baseia sempre no conflito de classes, porém, o modo de produção asiático não se aplica à teoria de Marx, pois não existiam classes sociais e sim categorias.

As ideologias que transformaram o mundo e modificaram a forma como a sociedade interagia:

-O nacionalismo: se baseia na teoria ufanista (que trata a nação como a mais importante, eles exaltam a nação). O nacionalismo favoreceu a Unificação Italiana;

- Imperialismo: também contribuiu para unificação da Itália. O imperialismo tinha uma política que acumulava terras, ou seja, quanto mais terras mais poder. Napoleão Bonaparte invadiu vários territórios e se intitulou Imperador.

->O Congresso de Viena

O Congresso de Viena aconteceu em 1815 e reuniu os principais países que tiveram sido invadidos por Napoleão Bonaparte naquele mesmo ano. O Congresso de Viena instigou nos líderes dos países tomados por Napoleão de serem rassarcidos com seus territórios de volta.

A França acabou conquistando a Alsácia-Lorena que era um território da Alemanha.

A Unificação Italiana começou quando a burguesia quer expandir o território e melhorar o comércio. Foi no Piemonte que a Unificação Italiana começou.

Por: Tamires.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Revolução Industrial,

A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas iniciado na Inglaterra no século XVIII.

Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o nome manufatura) e eram realizados em uma de espécie de oficina que funcionava nas casas dos próprios trabalhadores. Com a Revolução Industrial os trabalhadores passaram a trabalhar para um patrão. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos das fábricas onde todo o lucro ficava só para eles. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.

A indústria têxtil foi a mais afetada positivamente pela revolução, pois com o tear mecânico foi possível ampliar a produção.

Um dos precedentes que influenciaram a Revolução Industrial foi a Revolução Francesa que, sob influência dos princípios iluministas (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) mudou a forma como a sociedade se relacionava. Esse fato também marca a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.

A Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial devido à alguns fatores:

-Tinha amplas jazidas de carvão (Que era muito utilizado na primeira fase da guerra devido à máquina a vapor inventada pro James Watt, que funcionava a base de carvão.)

-Tinha muitas colônias (Portanto tinha meios de escoar a produção)

-Tinha abundância de matéria prima

-Tinha jazidas de ferro (Que também era muito importante, pois ferro era utilizado para construir as máquinas e a ferrovia para transportar a produção)

-E era uma das poucas nações que tinham se livrado do Antigo Regime.

Porém a Revolução Industrial apesar de em grande parte benéfica foi também prejudicial a população. A maioria dos operários foi substituída pelas máquinas e os que continuaram empregados tinham grandes jornadas de trabalho de 12 a 16 horas e ganhavam muito pouco por tanto esforço. Isso ocasionou a falta de dinheiro, e a falta de dinheiro acarretou muitos outros problemas como muitas doenças e fome.

Continua no próximo capítulo, rs.

Elidiane