quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aula do dia 29.07.09

Inicio do Governo Vargas.


No dia 28 de outubro, tenentistas depõem Washington Luís e colocam uma junta governativa no seu lugar.

Nesse momento Vargas estava do RS, quanto aconteceu o golpe os militares ligam para Getúlio e dizem que ele será o novo presidente do Brasil.

No dia 3 de novembro Vargas assume e dá inicio a Era Vargas, mas foi instituído um governo provisório que duraria 1 anos até novas eleições.

Governo Provisório:

Contexto Político: Dividido entre os interesses dos grupos que apoiavam Vargas.

Apoio:

- Classe média urbana.

- Oligarquias.

-Tenentistas

Vargas teve um grande problema no inicio de seu governo, pois as classes que o apoiavam tinham visões diferentes.

Oligarcas – iam contra a idéia dos tenentistas pois eles queriam dominar o Brasil enquanto os tenentistas queriam o poder centralizado na mão do presidente.

Os operários queriam mais empregos e mais direitos porém os donos das fábricas (classe média) queriam pagar menos e ganhar dinheiro com os operários trabalhando mais horas.

Portanto, o grupo ficou dividido.

Primeiras ações de Vargas:

Centralização do poder político através da Lei Orgânica (deveria fechar o congresso nacional e dar plenos poderes ao executivo), da nomeação de interventores (Vargas tira os governadores eleitos e nomeia interventores de sua confiança almejando diminuir o poder das oligarquias estaduais), da criação do ministério do trabalho, comércio e indústria (criou para controlar o movimento operário), do conselho nacional do café (atender os oligarcas cafeicultores – compravam o café a preço de custo para em épocas que ele custasse mais, vendiam para o exterior. Conselho nacional do café também emprestava dinheiro para os cafeicultores em dificuldades porém depois cobravam juros.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário