sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mussolini, Benito Mussolini (h)'

1919.
A partir de 1919 o partido fascista e o partido socialista cresceram.
O partido socialista queria que existisse igualdade entre todas as pessoas, portanto, pregava que os latifundiários e burgueses deveriam dividir suas terras com os camponeses que viviam na miséria.
Com isso o partido fascista ganhou o apoio da burguesia industrial, dos banqueiros e dos latifundiários por eles estavam com medo da distribuição das propriedades.
Com isso a fome e a miséria permaneciam e isso gerou uma revolta popular.

1921.
Em 1921 Mussolini se elege deputado na Itália com mais 34 deputados todos fascistas.

Relação do Fascismo x Socialismo.
O fascismo tratava todas as situações com violência, com o uso das esquadras.
O socialismo “solucionava” os problemas com greves e manifestações do povo.

Marcha sobre Roma.
A Marcha sobre Roma foi uma manifestação fascista, com característica de golpe de estado, com mais de 30 mil militantes fascistas que reivindicavam o poder político no reino. Este evento representou a ascensão ao poder do Partido Fascista e o fim da democracia liberal, pela nomeação de Benito Mussolini como chefe de governo.

Mussolini foi eleito 1º ministro, elege um novo ministério e fica conhecido como “o Dulce”.


Fascismo na Itália.
-Governo de Mussolini.
O governo de Mussolini começa com a criação da milícia voluntária, que era uma esquadra conhecida como “os camisas negras” que tinha como função proteger o governo de Mussolini e o objetivo de sua criação era substituir os “púliça” (né Caetano?) e manter o poder. Sofria influência do ultranacionalismo.

________________________________________________________

Eleições:
Aconteceram às eleições para a câmara dos deputados, elas foram manipuladas a favor dos fascistas. Com isso os fascistas elegeram 2/3 da câmara.
Matteoti era um deputado socialista e denunciou a manipulação dos votos, ele sumiu e alguns dias depois apareceu enforcado. Os fascistas fizeram isso para mostrar a todos que eles eram fortes e ninguém deveria mexer com eles /ficadica’

______________________________________________________

Mussolini aprova as leis de exceção:
-Dissolução dos partidos de oposição (vão fechar)
-Censura.
-Enquadramento dos sindicatos.

Carta de Lavoro:
Fala sobre as melhores condições de trabalho para os operários italianos, aumento de salário, diminuição das horas de trabalho, criação de um fundo de garantia e criação de um sistema previdenciário.

Tratado de Latrão 1927.
Acordo realizado entre Benito Mussolini e o Papa Pio XI que regulamentou a atuação do Vaticano.

Política Externa do Governo de Mussolini.
Teve como características o expansionismo e o militarismo, nesta política entra também o pacto do aço que foi um acordo entre a Alemanha e a Itália. A Itália também conquistou a Albania e a Etiópia.

Fim do Governo de Mussolini.
Com o início da Segunda Guerra Mundial combateu os aliados e, após várias e quase consecutivas derrotas, apesar do apoio militar alemão caiu em desgraça, vindo a ser derrubado e preso em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário