terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ideologias do Século XIX

-> Ideologias do Século XIX

Um dos impactos da Revolução Industrial na sociedade foi que a classe dominante começou a oprimir a classe operária por meio da exploração do trabalho.

A teoria Marxista se baseia se baseia sempre no conflito de classes, porém, o modo de produção asiático não se aplica à teoria de Marx, pois não existiam classes sociais e sim categorias.

As ideologias que transformaram o mundo e modificaram a forma como a sociedade interagia:

-O nacionalismo: se baseia na teoria ufanista (que trata a nação como a mais importante, eles exaltam a nação). O nacionalismo favoreceu a Unificação Italiana;

- Imperialismo: também contribuiu para unificação da Itália. O imperialismo tinha uma política que acumulava terras, ou seja, quanto mais terras mais poder. Napoleão Bonaparte invadiu vários territórios e se intitulou Imperador.

->O Congresso de Viena

O Congresso de Viena aconteceu em 1815 e reuniu os principais países que tiveram sido invadidos por Napoleão Bonaparte naquele mesmo ano. O Congresso de Viena instigou nos líderes dos países tomados por Napoleão de serem rassarcidos com seus territórios de volta.

A França acabou conquistando a Alsácia-Lorena que era um território da Alemanha.

A Unificação Italiana começou quando a burguesia quer expandir o território e melhorar o comércio. Foi no Piemonte que a Unificação Italiana começou.

Por: Tamires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário