sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aula do dia 11.09.09 *-*

Política Econômica

2ª guerra mundial.

O Brasil não participará ativamente da guerra.

Os países envolvidos na guerra só produziam armamento bélico e não abasteciam suas sociedades. Isso gerou conseqüências positivas para o Brasil, o crescimento econômico, principalmente nas indústrias de base (petróleo, ferro (minérios), motores). Também aconteceu o fortalecimento da industria nacional do estado.

11,5 % crescimento industrial

1,2% crescimento agrário.

Governo do Estado Novo vai investir a maior parte dos recursos no setor industrial.

A economia agrária vai sofrer uma baixa devido aos investimentos de Vargas no setor industrial, porém para manter a aristocracia ou um setor aliado ao governo Vargas vai manter a grande propriedade no Brasil.

Política Administrativa.

1937- Constituição ‘’Polaca’’

1938 – DASP (departamento de administração e serviços públicos). Responsável por contratar e administrar os serviços públicos do Estado, mas a real intenção de Vargas era controlar os funcionários do Estado.

1939 – DIP (departamento de imprensa e propaganda). Responsável por divulgar as ações de Vargas, e também tinha a função de analisar todos os jornais e meios de comunicação da época, censurando os que diziam algo contra o governo.

1940 – Salário Mínimo, objetivo distribuição de renda, proteger o trabalhador.

1943 – CLT (consolidação das leis do trabalho). Inspirada na carta de Lavoro, teve a criação de sindicatos com a função de recreação, e assistência médica e previdenciária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário