sexta-feira, 2 de outubro de 2009

não lembro que dia (:

Crise do Estado Novo

2ª guerra mundial, os aliados disputavam contra as potências do eixo, os aliados (Inglaterra, França, URSS, -EUA-) lutavam pela democracia, ao contrário das potencias do eixo (Alemanha, Itália, Japão) que lutavam pelo fascismo.

A crise do estado novo é marcada pelo desfecho da 2ªGM, ocasionado pelo avanço soviético no fronte oriental e pela entrada do EUA no fronte ocidental vencendo o fascismo e o nazismo das potências do eixo.

1942 – EUA entra na guerra, isso gera o avanço dos aliados e as repercussões no Brasil não são muito boas, gera uma contradição, pois os aliados são democráticos e o Brasil se aproxima mais do fascismo, portanto não seria correto lutar contra os fascistas. Dentre esses, alguns outros motivos foram fundamentais para o Brasil apoiar os aliados, além da pressão dos EUA, aqui no Brasil foi fundado o UNE (união nacional dos estudantes), que organizou uma passeata pressionando Vargas.

Vargas declara guerra contra a Alemanha mas isso gera uma conseqüência interna, ocorre a demissão de funcionários e ministros apoiadores do fascismo, dentre os mais importantes estão:
-Filinto Müller (chefe de polícia)
-Francisco Campos.

A participação do Brasil na guerra foi singela, basicamente apoio estrutural.
O Brasil cedeu bases navais e aéreas.

1944 – Envio da FEB (força expedicionária brasileira) à Itália, para combater juntamente com as tropas do EUA, as principais batalhas foram as de Monte Castelo, Castel Nuovo, Fornovo e Montese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário