quarta-feira, 18 de maio de 2011

1ª guerra mundial, adooro!


O resultado da ampla e desenfreada corrida imperialista foi a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A França e a Inglaterra viviam em constantes conflitos, até que a França propôs um acordo para a criação da Entente Cordialle (acordo de cavaleiros) e elas pararam com as guerras, e viraram amiguinhas! aê o/

Durante a Primeira Guerra algumas alianças foram estabelecidas:

- De um lado a França e a Inglaterra, juntamente com a Rússia formaram a Tríplice Entente e também tinham como aliados o Estados Unidos e o Brasil.

-Do outro lado tinha as potências centrais que eram a Alemanha e a Áustria-Hungria, os italianos chegaram a compor com eles a chamada Tríplice Aliança, porém interesses territoriais fizeram com que a Itália mantivesse uma posição de neutralidade no início do conflito e posteriormente se aliasse a Tríplice Entende e lutasse contra as potências centrais.

A rivalidade aglo-germânica e o desejo dos alemães de participarem, mesmo que tardiamente, da partilha colonialista, foram dois dos principais elementos causadores da grande guerra.

ESTOPIM DA GUERRA: Os nacionalistas sérvios souberam da intenção do Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austríaco, em visitar Sarajevo (capital da Bósnia). Daí articularam um atentado contra ele. O episódio foi mais que suficiente para que a Áustria declarasse guerra a Sérvia. Porém a Áustria-Hungria não tinha potencial bélico para atacar a Sérvia, então pediram ajuda para a Alemanha. Eles declaram guerra contra a Sérvia, e a Tríplice Entente declara guerra à Alemanha.

A Primeira Guerra é dividida em duas etapas distintas:

- A primeira fase (1914) foi marcada pela ofensiva alemã aos territórios da Bélgica e França (Guerra de Movimentos)

- A segunda fase (a partir de 1915) foi denominada Guerra de Trincheiras.

Elidiane Andressa Rodrigues nº06


Nenhum comentário:

Postar um comentário