segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aula de quarta: No imperialismo do século XIX houve uma consolidação do módulo pós-revolução industrial do módulo imperial. Depois houve a corrida imperialista que foi a disputa entre os países mais desenvolvidos por colônias no continente africano. Os grandes países industriais que estavam colonizando, eles não colonizavam para explorar e sim para garantir aquele mercado consumidor para que seus produtos tenham sempre compradores. Como consequência, eles teriam mais lucro e mais riquezas, o que caracteriza o Capitalismo.

Aula de sexta: Os países colonizadores participaram do Congresso de Berlim, que discutiu com quais terras da África cada um ficaria. Acabou que as colônias sofreram um tpo de exploração no qual a características eram a ignorância dos colonizadores, o racismo principalmente, exploração dos recursos naturais. Como exemplo podemos citar o apartheid.

A Inglaterra, que invadiu a Índia usava o ópio deste país para vender para a China. Mas o governo chinês proibiu que ópio fosse vendido no país, o que fez cm que a Inglaterra declarasse guerra contra a China.

Então, a Inglaterra começou a traficar o ópio, o que foi muito rentável. A guerra do ópio foi travada pelos traficantes chineses e pelos indianos por causa do ópio.

Tamires Luana Torrejais n°28

Nenhum comentário:

Postar um comentário